Os benefícios que a infraestrutura hiperconvergente oferece

Infraestrutura de TI

Podemos definir a hiperconvergência como uma abordagem que tem como objetivo consolidar os recursos de computação, armazenamento e rede de uma infraestrutura de TI em um sistema unificado. A infraestrutura hiperconvergente é formada por recursos que são gerenciados com a utilização de um hipervisor, que conta com armazenamento e rede definidos por software.

A utilização da hiperconvergência permite o gerenciamento de recursos virtualizados em uma interface unificada, tendo como grandes benefícios a integração de computação e armazenamento definidos por software, a redução da complexidade e da infraestrutura física que forma o data center.

Neste post, vamos entender os benefícios da infraestrutura hiperconvergente e as diferenças em relação ao modelo convergente. Confira!

Quais as diferenças entre a infraestrutura convergente e a hiperconvergente?

As infraestruturas hiperconvergentes estão ganhando cada vez mais espaço nas empresas que desejam atender à escalabilidade linear e que buscam um gerenciamento de dados com alta performance. Para que você entenda o que tem motivado essa busca dos gestores de TI por esse modelo, fizemos abaixo um comparativo entre o modelo convergente e hiperconvergente. Acompanhe!

Infraestrutura convergente

A infraestrutura convergente tem como base a virtualização, reunindo tecnologias de segurança, rede, roteadores e servidores. É um modelo que possibilita às empresas a padronização em plataformas de administração comuns, mas mantendo os recursos de servidor e armazenamento separados fisicamente.

É um modelo bem parecido com o hiperconvergente, mas com uma diferença básica: o gerenciamento de recursos não é feito por software.

Infraestrutura hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente integra elementos de computação, dispositivos de armazenamento de dados, soluções de rede, softwares de virtualização e sistemas de segurança de informação.

Tudo isso em um único sistema, o que permite a otimização do espaço em um dispositivo ou rack dimensionável. O gerenciamento da infraestrutura é simplificado, pois tudo é controlado por software, com todos os recursos visíveis para o administrador.

Quais as vantagens da hiperconvergência para a empresa?

Agora que já entendemos as diferenças entre os dois modelos, para que você entenda a importância da infraestrutura hiperconvergente para que as empresas entrem de vez na transformação digital, neste tópico apresentaremos as principais vantagens que esse modelo traz para as corporações. Confira!

Implementação ágil

Como não há a necessidade de integradores de sistemas externos, pois tudo é pré-instalado e pré-configurado, a hiperconvergência é implementada em pouquíssimo tempo, cabendo ao gestor a tarefa de apertar apenas um botão.

Maior escalabilidade

Um dos principais motivos pelo qual as empresas estão migrando para a infraestrutura hiperconvergente é a escalabilidade. Isso porque a hiperconvergência tem como característica ser uma abordagem baseada em unidades de desenvolvimento. Isso permite que o gestor de TI expanda a infraestrutura a partir da adição de unidades.

Maior proteção de dados

No ambiente hiperconvergente, alguns procedimentos preventivos importantes, como o backup e recuperação de desastres, estão embutidos por padrão, ou seja, fazem parte da infraestrutura, não se fazendo necessário adições terceirizadas.

Promove a redução de custos

Um dos grandes desafios das empresas é o de reduzir custos, sem perder qualidade e produtividade. Com a adoção da infraestrutura hiperconvergente, a empresa pode reduzir a equipe que seria necessária para o gerenciamento, aumentando a eficiência e o foco nos resultados dos negócios.

Como vimos, a infraestrutura hiperconvergente veio para simplificar e aumentar a eficiência do gerenciamento dos recursos computacionais. Em tempos de transformação digital, em que o setor de TI ganha um papel muito mais estratégico nas empresas, a otimização da infraestrutura traz benefícios para o negócio como um todo, garantindo o aumento de receita.